Quando Consultar um Neurocirurgião?

microcirurgia

Você sabe quando consultar um Neurocirurgião? Se você está se perguntando isto é importante saber o que faz um Neurocirurgião primeiro. Os principais sintomas avaliados pelo médico Neurocirurgião são:

Dor de Cabeça

Cefaleia é um sintoma muito comum, porém se você estiver preocupado ou apresentar algum sinal de alarme (como dor muita intensa ou características novas) deverá procurar um Neurocirurgião para realizar a devida anamnese e investigação. Se forem descartadas causas cirúrgicas o seu médico irá iniciar um tratamento clinico e orientar procurar um Neurologista Clínico.

Dor na Coluna

A Lombalgia ou Cervicalgia são queixas comuns e o Neurocirurgião é capacitado para realizar uma avaliação especializada e definir um tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Além dos traumas, fraturas, hernia de disco e neoplasias, uma das causas principais para esta categoria de dor é a inflamação das articulações da coluna (Facetas Articulares). O seu médico pode propor uma infiltração na coluna com medicamentos com intuito de teste terapêutico.

Perda de Força ou Sensibilidade

Estes sintomas são menos comuns, mas uns dos mais importantes. O deficit neurológico pode ser de uma isquemia cerebral, hematoma subdural, neoplasia cerebral entre outras causas. A avaliação qualificada pelo Neurocirurgião é essencial para um tratamento precoce e que se tiver indicação cirúrgica poderá ser totalmente revertido a tempo. Também incluímos nessa categoria a alteração de fala ou visão, além das tonturas e dificuldade para caminhar.

Trauma

O Traumatismo Craniano ou da Coluna Vertebral são especialidades neurocirúrgicas. A avaliação deverá ser feita preferencialmente em uma emergência para que não ocorra demora no diagnóstico ou tratamento e possa ser prevenido danos neurológicos permanentes. Os acidentes de trânsito e quedas são as principais fontes de trauma.

Convulsão ou Epilepsia

Causada por uma desordem elétrica no cérebro; a convulsão ou epilepsia é um sintoma que chama atenção, principalmente se o paciente nunca tiver tido uma crise antes.