Malformação de Chiari

Chiari com Siringomielia

A malformação de Chiari, ou mais comumente chamada somente de “Chiari”, é uma falha no desenvolvimento da parte posterior do crânio. Com o espaço reduzido no crânio o cerebelo acaba se acomodando no orifício de saída (Forame Magno) e causando um distúrbio na circulação do liquor (liquido que possuímos no sistema nervoso para proteção). Outras doenças podem estar associadas a essa mal-formação como: siringomielia (acumulo de liquor na medula) e invaginação basilar (protusão de um pedaço da vértebra cervical para dentro do crânio causando compressão).

Seus sintomas costumam acontecer somente na vida adulta (30-40 anos) e incluem principalmente cefaleia com piora aos esforços e tontura. A associação com siringomielia pode causar fraqueza e atrofia dos músculos, dormência e alteração da sensibilidade. Quando a invaginação basilar está presente, podem ocorrer dificuldade para deglutir e problema na respiração.

Após exame neurológico e anamnese detalhada o Neurocirurgião irá confirmar o diagnóstico com uma Ressonância Magnética do Crânio e Coluna ou Cervical. É importante a exclusão de outras doenças como Hidrocefalia ou Síndrome da Medula Presa (Ancorada) que podem confundir o diagnóstico e são tratadas de forma diferente.

O Neurocirurgião irá acompanhar o caso após a confirmação e indicar cirurgia se necessário. O tratamento cirúrgico pode variar se houver doenças associadas, mas consiste basicamente em uma descompressão da região posterior da cabeça. É realizado uma incisão na região do pescoço e retirado uma parte do osso para o cerebelo deixar de ficar comprimido.

O prognóstico após a cirurgia é ótimo. O objetivo principal é evitar que o paciente continue a piorar, mas muitas das queixas costumam melhorar (a dor de cabeça principalmente).

2 Responses

1. Nicoly Impelliziere de Andrade Caliope disse:

Boa noite,
    Minha filha precisa de uma consulta para avaliar a causa da dor de cabeça, com acúmulo de gânglios com líquidos na cabeça. Ela precisa com urgência. Temos hapivida, mas poderia atendela no HGF ou no Antônio Prudente?

Comments are closed.