Infiltração Facetária
A infiltração facetária lombar é um procedimento minimamente invasivo que pode ajudar a aliviar a dor nas costas e nas pernas associada a problemas nas articulações facetárias, a qual é a articulação localizada na parte posterior da coluna vertebral que permite a movimentação e a estabilidade da coluna vertebral. Essa técnica pode ser utilizada para tratar a dor lombar, a dor cervical e outras condições relacionadas à coluna vertebral. Com o uso da ultrassonografia em consultório, é possível realizar esse procedimento com maior precisão e segurança.
A ultrassonografia permite que o médico visualize as estruturas internas do corpo em tempo real, guiando a injeção diretamente na articulação facetária afetada. Isso minimiza o risco de lesão nervosa ou de outras estruturas próximas e aumenta a eficácia do tratamento.
A infiltração facetária lombar pode ser realizada em consultório, sob anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar. O procedimento é geralmente rápido e a maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades diárias normais no mesmo dia ou no dia seguinte.
As medicações mais utilizadas são os anestésicos (Lidocaína, Bupivacaína), corticosteroides (Betametasona, Triancinolona ou Dexametasona) e Ácido Hialurônico para Visco-suplementação. Temos também a possibilidade de utilizar da Medicina Regenerativa com intenção de obter resultados mais prolongados e com menos efeitos colaterais utilizando Aspirado de Medula Óssea (BMAC).
É importante lembrar que a infiltração facetária lombar não é uma cura para os problemas na coluna vertebral, mas pode proporcionar alívio temporário da dor e melhorar a qualidade de vida do paciente. Se você está sofrendo de dor nas costas e nas pernas, converse com um médico especialista em coluna vertebral para discutir as opções de tratamento disponíveis e descobrir se a infiltração facetária lombar é adequada para você.
Neurocirurgião em Fortaleza / Ceará.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Comentários